Green-Terror
Green-Terror cujo nome cientifico é AEQUIDENS RIVULATOS é um ciclidio Americano originário do Equador e Peru, e pode chegar a um tamanho médio de 20cm para machos e 15cm para fêmeas,existe casos de exemplares que ultrapassam essas marcas. Existem duas variantes desta especie ate agora registrados,uma é a que nos conhecemos cujo peixe tem coloração vermelho alaranjado na extremidade da calda e barbatana dorsal, esse exemplar é conhecido como Gold Saum. Por outro lado existe o Silver White Saum que é composto por uma coloração branca nas extremidades da calda e barbatana dorsal.
Quando jovens não é fácil diferenciar o macho da fêmea, porem como começam a reproduzir cedo consegui-se saber que existe um casal pela união e agressividade para com outros moradores do aquário,logo se descobre quem é a fêmea pois ela ira desovar,ja nos exemplares adultos é fácil pois o macho ira desenvolver uma protuberância em sua cabeça,deve-se prestar atenção pois se a fêmea for bem cuidada e tiver esbanjando saúde ela também desenvolve essa protuberância.
Como seu nome ja indica o Green-terror é bastante agressivo,e a tendencia dessa agressividade é só aumenta durante a reprodução, fazendo assim que eles exterminem todo e qualquer especie que demostre perigo a ninhada, mesmo que o inimigo seja bem maior que ele.
Se você quiser ter um casal de Green-Terror saudável e fértil recomendo que crie em um aquário no minimo de 200lt, com PH estável que varia de 6,5 a 7,5 desde que não varie,uma filtragem eficiente e temperatura próxima a 25°.
Outra informação super importante é que essa especie adora escavar portanto um aquário para ele não pode ter substrato fértil, que o mesmo vazaria para água e mataria seus exemplares,recomendo que use seixo de rio e plantas as mais resistentes pois ele faz a própria decoração de seu habitat.
A reprodução ocorre muito fácil em aquários,sempre coloque variedades de troncos e rochas afim que a fêmea escolha onde depositar seus ovos, feito isso não se preocupe com os alevinos pois foram registrados poucos casos do exemplar devorar seus filhotes.
Green-Terror é uma ótima especie a se cultivar pois é bastante resistente e pouco exigente.
Desde de já agradecemos a colaboração do nosso amigo Humberto Vieira aquarista de Brasilia-DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário